Construção a seco: tudo o que você precisa saber

homem trabalhando com construção a seco

Você quer conhecer um método de construção para uma obra rápida, mais econômica e sustentável? Então você está no lugar certo, porque é isso o que proporciona a construção a seco. Neste texto você vai encontrar a definição desse tipo de construção, vantagens, desvantagens e outras informações relevantes para dar início ao seu projeto.

O que é construção a seco?

Como o nome mesmo já diz, a construção a seco é um método de construção sem água. Diferente das construções úmidas, que utilizam argamassa e cimento, a construção a seco exige menos água até em sua fundação, por geralmente ser uma estrutura leve e criada para ser mais resistente, prática e também mais econômica. 

Outro ponto que caracteriza a construção a seco é que toda a composição é realizada com materiais semiprontos para edificações. Por isso, há quem diga que a construção a seco é o futuro da construção civil no Brasil, uma vez que tem demonstrado alto nível de qualidade, resistência, praticidade e sustentabilidade, com redução de desperdício de matéria-prima e tempo.

Quais os tipos de construção a seco?

A construção a seco pode ser executada com diversas técnicas. Conheça as mais comuns abaixo: 

Placa de gesso

Técnica também conhecida como Sistema Drywall (“parede seca”, em português) ou gesso acartonado. Essa técnica muito conhecida  serve para a construção de forros e paredes, seja qual for a fundação. Ela consiste em placas de gesso, constituídas por por duas chapas de gesso natural, revestidas com papel-cartão em ambos os lados. O aço galvanizado forma uma base para garantir maior resistência e dar suporte às placas que são fixadas.

Nos últimos anos, esta técnica tem feito sucesso em projetos de design pelo ótimo acabamento, rápida execução e fácil manutenção. Outra grande vantagem do sistema drywall é o isolamento termoacústico das paredes, especialmente quando, entre as placas, são colocadas mantas isolantes de lã mineral, por exemplo. Se o objetivo é criar um ambiente com isolamento acústico, o drywall pode ser o caminho.

MASSA PARA DRYWALL INDUSCRIL

Steel Frame

Steel frame, ou Light Steel Framing (LSF), é uma estrutura em aço leve. Nesta técnica, os painéis estruturais resistentes de aço substituem o concreto armado. Entre suas vantagens estão a agilidade na construção, leveza na estrutura, economia e as muitas possibilidades de acabamento. 

Wood Frame

O sistema Wood Frame funciona do mesmo modo que o Steel Frame, no entanto com perfis de madeira de reflorestamento na estrutura. Uma curiosidade é que a construção a seco Wood Frame, mesmo que pouco aproveitada no Brasil, é amplamente utilizada no mundo todo há muitos anos. 

Painel EPS

Os painéis de EPS são placas de poliestireno expandido envolvidos em malhas de aço. Eles podem substituir a alvenaria. As vantagens desta técnica a seco são: resistência, peso, praticidade e isolamento térmico.

Quais as vantagens da construção a seco?

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma vantagem da construção a seco, pois nestas técnicas não há consumo de água, o que reduz os resíduos nos canteiros de obras. Outro ponto positivo é que os materiais utilizados na construção a seco também são facilmente recicláveis, e que a produção de CO2 durante a obra, comparada à construção convencional, é cinco vezes menor. O consumo de energia também pode diminuir, uma vez que os materiais tornam os ambientes mais frescos no verão e mais aquecidos no inverno.

Economia

Com a construção a seco é possível gastar menos do que outras formas de construção, já que os materiais utilizados têm durabilidade, são mais baratos e o índice de desperdício é menor, pois se trata de um sistema construtivo industrializado inteligente. Devido a durabilidade dos materiais usados ele tem redução de custos de manutenção. Outra vantagem para o bolso é que, normalmente, os gastos com uma construção a seco saem exatamente como previsto no orçamento, pois são poucas as surpresas neste mais prático método. A fundação, por ser mais prática, também demanda menos tempo para a construção, diminuindo gastos com a mão de obra. 

Segurança

Os materiais utilizados para as técnicas de construção a seco passam por um rigoroso processo de controle de qualidade. Todos os itens, desde placas a massas prontas, precisam estar em adequação às normas de fiscalização, para que a construção seja de segurança. Por isso, é fundamental escolher marcas certificadas. Outro ponto de destaque é a  grande resistência e durabilidade dos materiais, já que são criados como tecnologia prática e inovadora para obras. Além disso, todos os materiais são resistentes ao fogo. 

SAIBA MAIS SOBRE AS CERTIFICAÇÕES DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO A SECO DA INDUSCRIL 

Agilidade

A construção a seco é mais rápida que outros tipos de construção, pois suas etapas não incluem período de secagem, e muitos materiais já vêm prontos, sem a necessidade de criar massas, por exemplo. Ela é considerada até 70% mais rápida do que os métodos convencionais de obras, variando conforme a complexidade do projeto.

Flexibilidade e praticidade

A construção a seco permite qualquer acabamento exterior e interior. Técnicas como drywall também permitem diversas modelagens, divisão de ambientes, iluminações embutidas e até criação de móveis, aumentando as possibilidades de design e arquitetura. Manutenções também são mais fáceis, pois a substituição de placas é rápida, mais barata e não tem a necessidade de quebrar paredes ou se preocupar com vazamentos, pois os sistemas elétricos e hidráulicos estão localizados entre as chapas. Mas cuidado: não se esqueça de contratar uma equipe especializada para esse tipo de serviço. 

Qualidade do ar

Nas construções a seco não existe a proliferação de fungos, bolor e mofo em geral. É uma grande vantagem para quem já tem problemas respiratórios, alergias e vive em regiões úmidas. 

Quais as desvantagens da construção a seco?

Como para qualquer empreitada, dar início a uma construção a seco requer cuidados e atenção com alguns pontos, como:

Mão de obra especializada

Tenha cuidado para a escolha da equipe para a obra. Tanto para a construção quanto para possíveis manutenções da obra a seco devem ser feitas com especialistas, pois apesar de mais simples e prática, as técnicas da construção a seco precisam ser bem dominadas para que resultem num trabalho seguro. É importante utilizar os itens e ferramentas corretos, e respeitar o processo de execução, para não estragar a instalação das chapas de gesso e dos outros materiais. 

Fornecedores de materiais

Apesar de crescer no país, a construção a seco ainda não é prioridade para muitas empresas de materiais de construção, tintas e soluções, especialmente quando o projeto é grande e requer um número grande de materiais. Então é sempre importante encontrar fornecedores certificados e em adequação às normas de fiscalização e preparados para grandes demandas. 

Como fazer a construção a seco?

Pesquise referências

Antes de pesquisar por profissionais qualificados, busque na internet algumas referências de obras similares ao seu projeto. Existe a possibilidade de construir projetos do zero com steel frame, por exemplo, ou apenas realizar reformas com a construção a seco, como é o caso de uma construção híbrida, ou seja, a mistura da construção a seco com técnicas construtivas convencionais.

Converse com profissionais especializados

Mão de obra especializada é fundamental para qualquer obra, especialmente quando ela requer técnicas inovadoras como a construção a seco. Os problemas em contratar empresas despreparadas são atrasos na entrega, baixa qualidade do resultado final, desperdício de materiais e até riscos para a segurança.

Converse com fornecedores qualificados

Se a empresa contratada já tem seus fornecedores, busque saber se estes possuem as certificações necessárias para os materiais de construção a seco. O fornecedor qualificado é aquele que preza pela qualidade dos materiais em cada etapa do seu projeto e que respeita as normas de segurança exigidas pelo mercado.

Conheça as soluções para construção a seco da Induscril

A Induscril conta com um sistema protetivo completo para construção a seco, tanto para ambientes internos quanto para externos. O diferencial da Induscril é fornecer o melhor material para sistema construtivo a seco em relação a qualidade, aplicação, resistência e performance. CONHEÇA AS SOLUÇÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *